terça-feira, 29 de março de 2011

Desenvolvendo a Inteligência Emocional

                    Lendo um livro de Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos, é impossível não parar e questionar o atual sistema de ensino. Segundo ele, "- Uns se entrincheiram contra seus medos, outros contra o excesso de euforia. Uns digladiam com suas preocupações, outros com sua alienação. Uns são assombrados por pensamentos fixos, outros por pensamentos mórbidos. Uns são abismados pelo futuro, outros pelo passado. Uns lutam contra o excesso de economia, outros com seus gastos compulsivos. Uns se atormentam com imagens mentais perturbadoras, outros com emoções angustiantes. Quem é educado para sobreviver nessa guerra? Quem é treinado para escapar ileso ou com traumas mínimos?"
                   Nosso sistema educacional não trabalha as emoções, não aprendemos a lidar com o turbilhão de pensamentos e sentimentos que nos tomam e sequestram. Ficamos reféns  dos pensamentos e emoções que nos assolam. É necessário treinar, estudar, analisar. Aprender a  "esfriar a cabeça" como dizemos popularmente e, gradativamente, assumirmos o controle da nossa mente. Isto se aprende  treinando, discutindo, analisando, refletindo. Cabe aos pais e à escola, mudar este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.