sexta-feira, 11 de março de 2011

Para pensar...

Diz Augusto Cury in O vendedor de sonhos,  "- Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas, essa ideia precisa de reparos: para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo ou o aprisiona. E, normalmente, o aprisiona......Todo bebê nasce com uma memória instintiva capaz de bancar a agressividade, o individualismo, o personalismo, a exclusão. É necessário que a educação lapide como artesã essa memória, arquivando milhares de experiências existenciais no córtex cerebral para abrandar e dominar os instintos e produzir o altruísmo, a compaixão, a amabilidade, a capacidade de pensar antes de reagir."

5 comentários:

  1. Eu preciso da referencia dessa frase para o meu trabalho, voces tem ? obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, o comentário só apareceu pra mim hj.

    ResponderExcluir
  3. Pode responder? Também estou querendo usar isso pra um trabalho e não consigo achar a referência. Ele disse isso onde? Em um livro? Em uma entrevista?

    ResponderExcluir
  4. Li o livro há mto tempo como poder ver pela época da postagem.Talvez, vc esteja certo. Mas, concordo com a frase. Verifique: https://www.pensador.com/frase/NTY0NzE5/#:~:text=Augusto%20Cury%3A%20Rousseau%20disse%20que,E%20normalmente%20o%20aprisiona.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.