domingo, 17 de abril de 2011

Críticas e elogios

No livro de  Daniel Goleman, Inteligência Emocional, aprendemos  como proceder ao comentar sobre a atitude ou trabalho de alguém. Há alguns passos que sempre devem ser seguidos e, na minha opinião, deveriam ser ensinados na escola.

Primeiramente, poderíamos fazer uma análise geral focando nos pontos positivos com honestidade e livre de preconceitos e emoções. É preciso ter em mente que, às vezes, nosso sentimentos obscurecem  e turvam nossa capacidade de ver com exatidão. Por isso, precisamos  nos libertar do passado e encarar a questão sem preconceitos.

Após elogiar os pontos positivos, aí sim, podemos  comentar  e criticar pontos que precisam ser trabalhados e melhorados. Este momento não pode  estar acompanhado de  raiva, desprezo ou pouco caso. É um momento particular, jamais em público, e que precisa ser tratado com muito respeito e cuidado.

 Após este momento, antes de finalizar o assunto, retomar um elogio e manter o sorriso carinhoso. Sempre ressaltando o esforço, a dedicação e o quanto a pessoa tem melhorado.

Seguindo as sugestões do autor, conseguimos efetivamente gerar mudanças sem mágoas ou traumas. Também, evitamos aquele estigma de que certas pessoas só conseguem enxergar os pontos negativos e as falhas. Tudo é uma questão de ser aprendido, treinado, ensinado e aplicado. Lembre-se que ensinamos mais pelo exemplo que por palavras.

Um comentário:

  1. Excelente! Eu li o livro e devo lê-lo novamente qdo der, pq ele sempre tem o que acrescentar. Hoje mesmo andei refletindo sobre isso. Há "chefes" nas escolas que se esquecem que o professor precisa de carinho e de ser reconhecido pelo seu empenho, dedicação, assiduidade, profissionalismo e desempenho em sala de aula. Há "chefes" que só querem sugar o professor, sem dar nada em troca. Esse tipo de pessoa desestimula o professor, que já está cansado e desgastado com o trabalho "normal" de sala de aula, sem falar do péssimo salário.
    Esse seu comentário veio a calhar, pois me sinto chefiada por pessoas que não aplicam os ensinamentos de Goleman.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.