segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como receber uma crítica

Como reagir às críticas? Num primeiro momento, o ímpeto é de defesa. Porém, assim como num outro texto anterior, aconselhei que se bebesse um copo de água antes de criticar alguém, também, agora sugiro o mesmo procedimento. O copo de água proporciona um minuto para respirar profundamente e pensar antes de reagir, pois permitir que a raiva siga seu curso servirá apenas para magoar  alguém.
Brincar de Poliana torna-se um caminho seguro. Às vezes, a crítica é sem fundamento e foi apenas a explosão de alguém que estava enfrentando um dia difícil. Entretanto, também pode criar uma oportunidade de crescimento. Por isso, lembre-se sempre de agradecer. Esta atitude será tão inesperada que você provavelmente melhorará o humor da outra  pessoa e dissipará a emoção negativa.
Além disso, aproveite a oportunidade, analise os pontos colocados e estude metodicamente o que você pode fazer para melhorar. Melhore!
A parte mais difícil é responder com elegância. Agradeça, melhore e não tome as críticas como ofensa. Não ataque, beba água e saia dessa situação com elegância.

3 comentários:

  1. Será que na próxima vc poderá dar dicas de como não morrer afogada?
    Na verdade fico extremamente incomodada, quando vejo que as crpiticas tem fundamento, fico coma sensação de lição de casa mal feita. Estou tentando mudar isto.O texto sempre me leva ao repensar. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vc tem razão, em alguns momentos a gente se afoga mesmo...porém o importante é usar a resiliência e não se deixar abater..Bjo grande!

      Excluir
  2. Por incrível que pareça tenho refletido muito sobre este tema.Em breve,postarei minhas conclusões.Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.