domingo, 17 de julho de 2011

Etiqueta? Ainda existe?


Etiqueta -  instrumento importante  para que possamos conviver harmoniosamente. Outro dia, havia uma reportagem na TV, comentando sobre as dificuldades de convívio nos condomínios. Ser capaz de controlar atitudes e palavras torna-se fundamental onde há muitas pessoas co-habitando sem laços familiares e fechadas em seu pequeno mundo pessoal. Porém, se seguirmos aquelas regras básicas de etiqueta, a interação entre as pessoas torna-se não apenas possível mas também prazerosa.
Certa vez, estava na missa, quando o padre explicou que Jesus Cristo também deu suas lições de etiqueta objetivando que vivêssemos em paz e com respeito. Na passagem daquele dia, Lc14, 7-11,Jesus ensinou que, ao chegar a um lugar, não deveríamos ocupar os primeiros lugares ou lugares de honra. Ao invés disso, seria melhor que sentássemos mais para trás e aguardássemos que os anfitriões da festa nos encaminhassem para outro lugar, se assim, achassem conveniente. É uma lição de humildade e de elegância.
Hoje em dia, aconselha-se que as crianças sejam ensinadas a analisar o grupo e  prestar atenção nas pessoas e no que fazem antes de  juntar-se a um grupo já reunido. Interromper uma atividade ou conversa em andamento causa aversão e certo desconforto. Faz-se necessário saber esperar, aquietar-se e simplesmente, ouvir. Ser capaz de parar, refrear a ansiedade, observar e no momento adequado integrar-se ao grupo deixou de  ser mera questão de etiqueta, mas trata-se de agir com Inteligência Emocional.
Na verdade, nada de novo no front, afinal Jesus Cristo já ensinou isto, porém o assunto continua muito atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.