terça-feira, 9 de agosto de 2011

Animais de estimação

               O sonho de infância de todas as crianças é ter um cachorro. Como educadora, acredito que seja uma experiência importante desde que bem estabelecida. O objetivo de ter um animal de estimação é aprender a assumir compromissos e ser responsável. Ao adotar um bichinho de estimação, não haverá " é feriado" ou " estou cansado". O ritmo e os cuidados têm que ser mantidos diariamente.
                Uma proposta é iniciar o processo com hamsters ou peixes.Se a  criança provar que é capaz de cuidar desses animais, então será o momento de um cachorro. O cachorro interage mais e é um super companheiro.Segundo uma amiga, ajudou até a diminuir  a briga entre irmãos.
                Igualmente importante é lidar com a perda e só aprendemos vivenciando e encarando estes momentos de luto Não é saudável nem aconselhável fugir deles.
                 Outro fator que precisa ser lembrado é que a rotina da casa mudará. Uma  amiga, adotou recentemente duas gatas. Imaginem o que aconteceu com o impecável apartamento dela: só pra ter uma ideia, uma das gatas conseguiu queimar o nariz na cafeteira.Outra amiga minha, publicou no facebook uma blusa totalmente destruída pelo cachorro sem mencionar as havainas  e até a mangueira de lavar o quintal.Porém, ambas estão rindo muito com as peripécias de seus bichinhos de estimação.E, cá entre nós, rir é a melhor terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.