quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Steve Jobs - sempre revolucionário


Ao ler sobre a vida de Steve Jobs, comecei a pensar em cada aluno que tenho com TDA. De maneira alguma estou afirmando, aliás nem posso  declarar que Steve Jobs fosse TDA,mas com certeza, ele tem muitas das características.
O colunista Joe Nocera o considera como um dos maiores inovadores da história do capitalismo moderno, dono de uma intuição fenomenal.
O próprio Jobs aconselha um grupo de alunos da Stanford University in 2005 “ Vocês têm que confiar que os pontos irão se conectar no futuro. Confiem em alguma coisa: garra, destino,vida, karma. Esta crença nunca permitiu que eu desanimasse e isso fez toda a diferença em minha vida.”
Steve Jobs   parou a faculdade ainda no primeiro semestre, porém fez um curso de caligrafia sem contar créditos acadêmicos. Tinha um interesse muito grande em eletrônica desde a adolescência e, portador de grande imaginação, começou desenhando jogos para Atari.Entretanto, manter-se nessa linha era difícil. Largou tudo para fazer uma viagem pela Índia.
Bem, os pontos se uniram lá na frente, as aulas de caligrafia o influenciaram a desenvolver a estética da Apple, a criação de games e a paixão por eletrônica o levaram a desenvolver um produto após o outro com uma perfeição e criatividade inigualáveis.
Sofreu fracassos e teve problemas de relacionamento com colegas e outros engenheiros, porém, ele jamais desistiu. Ainda declarou para a Newsweek em 2006: “Quando você começa a tentar resolver um problema, as primeiras soluções que surgem são muito complexas e  a maioria das pessoas para aí. Mas, se você perseverar e for descascando as camadas lentamente, você frequentemente chegará a uma solução simples e elegante. Pense diferente!”
Ao ler tudo isso, penso que nossos alunos TDA/H merecem mais atenção. Precisamos quebrar paradigmas,usar a imaginação e permitir que as mentes brilhantes de nossos alunos floresçam, expandam e tragam novas soluções para problemas presentes e futuros. Ao invés de rotular e marginalizar, aceite o desafio e FAÇA A DIFERENÇA. Um novo Steve Jobs ou Bill Gates pode estar em sua sala de aula ou em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.