domingo, 20 de novembro de 2011

Transição Nutricional


Sabemos que a mulher moderna está ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e essa mesma mulher é mãe, dona de casa, praticante de atividade física e mais um pouco. Essa mudança, sem dúvida alterou o padrão de alimentação caseira e da família. A indústria percebeu rapidamente esse novo estilo de vida e disponibilizou uma enorme variedade de produtos de rápido preparo e consumo.

   A globalização trouxe a facilidade de acesso a produtos industrializados, e a cada dia vemos nas prateleiras dos supermercados, um novo produto com um menor tempo de preparo, ou o suco em pó que é super prático, somente diluir com água e está pronto. Imaginem o grande período de prateleira que esse produto já enfrentou e o prazo de validade ainda chega a quase dois anos (em alguns casos), a quantidade excessiva de conservantes, aditivos, corantes, realçadores de sabor, o que estamos oferecendo para nossas crianças?

   Essa pergunta deveria ser feita toda vez que uma mãe oferece uma bolacha recheada, refrigerante, salgadinho de pacote, lasanha pronta, suco em pó, entre outros para seu filho.

   Não é a toa que nosso índices de obesidade estão alcançando os dos Estados Unidos. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nossas crianças estão apresentando doenças que antigamente só apareciam em pessoas mais velhas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

   A transição nutricional trouxe uma inversão no comportamento alimentar da nossa população e fez com que o Brasil passasse de um quadro de desnutrição para um de obesidade.

   Resolvi escrever esse post a pedidos da minha paciente Anna, que lamentou ao me contar, quando viu uma mãe oferecendo refrigerante na mamadeira para o filho de apenas dois anos de idade. Não tenho dúvida que essa mãe não tem noção do prejuízo que pode causar para seu filho, precisamos criar a consciência na população sobre uma alimentação ideal e equilibrada para crianças pré escolares.

Portanto, seguem abaixo algumas dicas:

- Comer a cada 3 horas;
- Ofertar de 3 a 4 frutas ao dia, mandar como opção para o lanche da escola ou suco de frutas como substituto;
- Ofertar verduras e legumes no almoço e jantar. Caso a criança não tenha grandes preferências, experimentar: suflê de cenoura, chuchu, brócolis, arroz com brócolis ou cenoura, feijão com beterraba, sopa de legumes, massa feita com biomassa de banana verde...
- Evitar o consumo exagerado de açúcares.
- Evitar frituras e refrigerantes,
- Evitar adoçante e embutidos.

Este texto foi escrito por Tatiana Pimentel, minha ex-aluna e amiga, a meu pedido. Sinto-me feliz e honrada por ter a sua colaboração.Obrigada, Tati! Aconselho que visitem o blog desta competente nutricionista:http://dratatianapimentel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.