domingo, 29 de janeiro de 2012

Consistência


Véspera de Natal, eu estava ocupada na cozinha preparando minha tradicional sobremesa  quando minha filha surpreendeu-me perguntando se poderia ajudar. Quando um filho pede para ajudar, a gente deve aceitar imediatamente. Segundo Içami Tiba, os filhos precisam se sentir parte integrante  e importante da família  e para tanto, precisam ter funções e  algumas tarefas precisam ser delegadas.

Assim, de pronto, pedi a ela que mexesse o pavê que estava na panela enquanto eu picava as bolachas tipo cookies. Ao mesmo tempo que passei a missão recomendei que me avisasse assim que houvesse alguma alteração na consistência do creme. Bem, por três vezes perguntei se não havia mudança ou se o creme não estava mais consistente, embora a resposta fosse sempre negativa. Desnecessário dizer que  quase perdi o creme porque ela nem havia notado como o creme já tinha virado mingau.

Segundo o dicionário online, consistência significa:
s.f. Estado de um líquido que tende para a forma sólida.
Estado de resistência de um corpo.
Fig. Firmeza, solidez; coerência na exposição de idéias.

Coloquei-me então na posição de professora de culinária ( só da minha filha) e de português, e fui explicando o que era consistência.

Na mesma noite, lembrei-me deste momento quando estava num restaurante com amigos. A esposa de um amigo dizia que ele entrega para a filha, de seis meses, tudo que ela quer, inclusive o controle remoto da televisão e o celular.

Não pude evitar  voltar ao passado...certa vez, eu estava toda atrapalhada com minha filha ainda bem pequena, sem empregada e com horário contado para trabalhar. A tentação de entregar o controle da TV para que ela ficasse entretida e me desse uma trégua foi grande. Porém, lembrei-me da tal da  consistência. Em educação, acredita-se ser fundamental a consistência de atitudes e não alteração das regras.O que é proibido é sempre proibido. Controle remoto na minha casa é brinquedo de adulto..bebês não tocam. Bem, dei outro brinquedo para minha filha e mantive a consistência. Pode parecer absurdo, mas  para a criança, também, é melhor quando ela sabe quais são as regras da família e como agir dentro delas.Hoje vejo que tive mais trabalho naqueles momentos, mas poupei trabalho a longo prazo.
Sugiro que você leia também,  meu artigo intitulado Constituição Familiar e reflita comigo pois  criar filhos não é uma tarefa fácil!

 

Um comentário:

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.