sábado, 14 de janeiro de 2012

Erros e acertos

Em uma das minhas postagens mais recentes, falei da dificuldade que tenho em viver o presente,  então um amigo sugeriu-me a leitura de  O Poder do Agora de Eckhart Toller. Enquanto lia o livro, uma pessoa comentou em meu blog  que não gostava de ser criticada, mesmo quando a crítica era fundamentada. Ponderando sobre o assunto, acredito que ninguém goste de receber críticas, por isso, eu mesmo procuro abster-me de criticar. Prefiro o caminho de elogiar o que vejo de bom e brincar de Pollyanna pois não vejo sentido em magoar ninguém e, afinal de contas, quem garante que a minha crítica trará benefícios para alguém?
Entretanto, no citado livro, o autor defende a tese que “ o ego é muito vulnerável e inseguro e vê a si mesmo sob constante ameaça. Esta  sensação de ameaça gera o medo – tememos perder, falhar, nos machucar -, mas em última análise todos os medos se resumem a um só:o medo que o ego tem da morte e da destruição...assim, como o ego você também não pode errar. Errar é morrer.” O autor ainda vai mais longe afirmando que  “todas as pessoas  que você conhece ou encontra vivem em um estado permanente de medo”. A recomendação do autor é que tenhamos cuidado com  qualquer tipo de defesa e vai além, ele propõe que analisemos do que estamos com medo e enfrentemos. Ao tomar consciência do verdadeiro motivo do medo, a sensação  desconfortável de incompletude  e desacerto tenderá a desaparecer. Só posso desejar boa sorte para você e para mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.