sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aprendi em Orlando


Visitando o  Sea World  em Orlando aprendi algumas coisas com os treinadores. Observei que SEMPRE  que os golfinhos ou baleias faziam o que era esperado recebiam uma bela recompensa; entretanto, se ousavam fazer algo que desagradava os treinadores, eram simplesmente IGNORADOS. Toda atitude que não corresponde ao esperado recebe  Blank, ou seja não era esboçada a menor reação. É importante lembrar que uma bronca, tanto quanto um gesto ou expressão de desagrado,  constitui uma reação.
Outra técnica interessante é a da aproximação. Segundo os instrutores, cada mínima tentativa de fazer o que é esperado, já recebe um prêmio que vai subindo em uma gradação constante desde um afago e palavras até chegar  no prêmio comestível e, inclusive, no número de peixes que eles recebem.
Também, achei bastante interessante, a técnica de, ao invés de pedir que NÃO faça determinada coisa, a orientação é ORDENAR  ou ensinar a fazer outra. Por exemplo, ao invés de  tentar ensinar que não é pra mergulhar pela direita, eles ensinam e recompensam quando o mergulho é feito pela esquerda.
Analisando tudo isso, percebi que  há uma relação muito próxima entre treinar animais e educar crianças.Dar broncas e castigos constituem  reforços negativos eficazes e contundentes.Dependendo de quanto a criança precise inconscientemente chamar  a atenção do adulto, a bronca satisfará a  necessidade de atenção cujo padrão será repetido infinitamente. Ignorar o negativo e reforçar o positivo são sempre a melhor conduta.
Outro dia, uma amiga comentou que  é um tormento sair com o filho de tão levado que ele é. Recomendei que ela sempre carregue consigo jogos eletrônicos, livros, brinquedos ou desenhos para colorir. Ao invés de forçar a criança a ir contra sua natureza investigativa e ativa, mantê-la ocupada fazendo outra tarefa é uma tática bem mais eficaz e produtiva.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.