quarta-feira, 20 de junho de 2012

Plateau na Educação




Com a experiência de quem ensina inglês há mais de vinte anos, tenho observado que os alunos, ao atingirem certo nível de fluência, normalmente no nível intermediário, ficam por um  período indeterminado sem ascender em termos lingüísticos. Mesmo alunos brilhantes e dedicados têm demonstrado estacionar durante um período. Nesta etapa, o aluno parece acomodar-se e, por mais que o professor faça, o aluno parece não decolar. Costumo dizer que ele atinge um “plateau” e dele parece não sair. Não consigo verificar evolução em nenhuma das quatro habilidades: ouvir, falar, escrever e ler.
Certa vez, eu estava seguindo uma dieta de emagrecimento com um nutrólogo e, num certo período, fiquei estacionada por dois meses sem emagrecer nem um único grama. Após algum tempo, voltei a emagrecer novamente sem nenhuma alteração substancial.. Foi como se meu corpo estivesse se recusando a emagrecer mais.
Assim, também, observo nos alunos, que eles ficam patinando no mesmo nível de conhecimento. Freqüentam  as aulas, obtém notas, mas não se nota a evolução. Entretanto, num clique, todo aquele conhecimento que foi armazenado parece emergir para a superfície e nota-se um grande avanço quase num passe de mágica. De repente, o aluno começa a  comunicar-se usando um vocabulário mais apropriado e sofisticado e redige melhor, enfim começa a utilizar todo aquele conhecimento adquirido durante o plateau.
Os professores que trabalham com alfabetização, percebem que , às vezes, o primeiro semestre se passa e o aluno  não consegue atingir os objetivos traçados; todavia, eles retornam das férias, miraculosamente, lendo. O clique aconteceu.
Estou fazendo estas observações para que os pais e os alunos não se desesperem ao atingir este plateau.  O importante é Insistir e investir. Não desanime,pense que  você continuará a escalada em breve, no momento está apenas armazenando energia – conhecimento –para a viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.