domingo, 17 de junho de 2012

Escalando paredes ou montanhas?


Quem já não se viu em seus filhos? Não pude conter um sorriso ao ver minha filha escalando os batentes das portas. Eu fui exatamente assim, adorava a adrenalina: escalava batentes, móveis, paredes ou árvores.Eu realmente me divertia fazendo isso enquanto minha mãe morria de preocupação.
Talvez por tudo isso, eu seja tão criativa porque dei asas à imaginação utilizando o próprio corpo. Cresci curtindo os parques temáticos e roteiros em que tivesse contato com a natureza e aventura.
Relembrar a infância nos ajuda a ser mais tolerantes e pacientes com as crianças, pela simples constatação de que também já fomos assim. Lembro-me de quantas broncas levei porque derrubava o copo de suco na mesa. Um dos meus tios (coitado!) era a vítima freqüente nos almoços em família pois o  suco sempre acabava caindo nele.
Alguns pais, em virtude das memórias dolorosas de como foram criados vão para o extremo de nunca ralhar, bater ou castigar seus filhos. Esta atitude pode levar suas crianças a sofrerem de falta de controle.
O oposto também pode  ocorrer, devido às pressões externas, alguns pais acabam estourando  com os filhos já que é difícil irritar-se com o chefe ou o marido..
Por isso, segundo Steve Biddulph, in O segredo das crianças felizes, o ideal é encontrar uma maneira segura de aliviar as tensões, como dar uma caminhada, socar o colchão, conversar com um amigo ou mesmo dedicando um tempo para si mesmo.
Costumo dizer que devemos ser seletivos com as broncas. Escolha as questões realmente importantes para brigar ou punir. Além disso, converse primeiro, controle os gritos, a ironia e a agressividade. Lembre-se da sua  infância, crianças não são adultos em miniatura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.