quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aprendemos quando erramos


Já  afirmava Jean Piaget que o erro é necessário quando se quer aprender e para David Ausubel aprender significa ampliar e reconfigurar ideias. Por isso, acredito que o professor deve estar sempre preparado para interromper o planejamento e trabalhar as novidades que surgem no caminho.
Assim, certo dia, como diria Drummond “ tinha uma pedra no meio do caminho”. Ao corrigir as provas, descobri que uma aluna deixara todo um exercício sem fazer e, por luxo, era o mais fácil de todos. Na verdade, ela o deixara por último pois sabia fazê-lo e depois, simplesmente, esqueceu.Embora morrendo de dó, não tive outra alternativa a não ser descontar os pontos daquela questão.
Na aula da entrega dos resultados, aproveitei para trabalhar este fato. Deixei bem claro que eu tinha certeza que ela sabia as respostas, porém infelizmente, ela as deixara em branco. Salientei ainda, para todos, que este fato trazia uma lição para todos nós. Eu aprendi a conferir se os meus alunos efetivamente completaram todas as questões ao receber uma prova e todos os alunos aprenderam a importância de conferir as respostas antes de entregar.
Esta aula trouxe uma lição muito prática e importante para nossas vidas. Sempre vale a pena interromper a sequência e o programa e explorar as pedras no meio do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.