terça-feira, 3 de julho de 2012

Dia do Amigo


Há alguns anos atrás, as escolas usavam como estratégia de marketing o Dia do Amigo. Neste dia, previamente agendado, os alunos poderiam trazer um amigo para participar das atividades especialmente preparadas.
Por muito tempo, achei que  a estratégia havia simplesmente caído em desuso.Entretanto,conversando recentemente com mantenedores de várias escolas, descobri que os únicos amigos que as crianças têm são os que freqüentam a  mesma escola.
Este fato surpreendeu-me devido a existência de tantos condomínios com áreas de lazer que têm florescido pela cidade na última década. Este quadro pareceu-me sombrio e triste.
Lembrei-me das aulas de história quando fui ensinada que o ser humano é um ser gregário. O que está acontecendo com este lado do ser humano? Será que a violência, o trânsito, a correria e a Internet estão extinguindo com esta característica?
Ao refletir sobre isso, lembrei-me do livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Neste livro, as pessoas vivem em seus pequenos núcleos e  são pré-condicionadas biológica e psicologicamente para corresponderem a certos padrões. As castas não se misturam, não pode haver interação  afetiva muito menos sexual. O mais chocante para mim,neste livro, foi o fato de que falar em pai ou mãe era considerado vergonhoso.
Então, comecei questionando-me se estamos caminhando para este fim. Primeiro restringimos o campo das amizades e depois....estaremos caminhando para o isolamento?

3 comentários:

  1. como sempre escrevendo muito bem teacher...PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Convido seus leitores a participar da promoção que irá sortear um cabideiro em madeira. É só acessar meu blog em A TRIBUNA e deixar um comentário no post "COMEMORANDO" de 31/05!! E comemore comigo mais de 100.000 acessos ao blog!!
    http://atdigital.com.br/designdecor/?p=1370

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.