sexta-feira, 27 de julho de 2012

Amigos, cigarro e projetos escolares


Nada como um bom papo  ao redor de uma mesa. Eis que eu conversava com um amigo e ele me contou sobre uma música composta por ele mesmo especialmente para um amigo. Ao ouvi-lo fiquei pensando em tudo que fazemos por um amigo. Como dizem os poetas já perdoei o imperdoável e já fiz loucuras também. Certa vez, até fui tirar satisfação para resolver umas pendências e salvaguardar uma amiga. Mas, enfim, este meu amigo compôs uma  canção para tentar livrar o amigo do vício.
Como educadora, comecei a planejar um projeto interdisciplinar de combate às drogas, ao fumo e à bebida:
·         Ciências poderia tratar científicamente dos malefícios causados ao corpo humano;
·         Filosofia trataria de discutir as perdas sociais, mentais e emocionais;
·         Língua portuguesa e estrangeira   explorariam leitura de revistas e textos;
·         Artes poderia criar slogans, cartazes e até compor músicas;
·         Matemática trabalharia estatísticas e até os alunos poderiam aprender a lidar com o Excel
·         História e Geografia também poderiam colaborar estudando  tempo e espaço.
Seria um projeto que envolveria toda a escola, discutindo um assunto tão importante para nossos jovens.
Quando eu era adolescente, todos os meus amigos fumavam e quando eles tentavam me convencer para tentar, eu dizia que discurso era bom só para político. E ainda propunha; ”Eu não tento convencê-los a parar de fumar e vocês  não tentam me convencer a fumar. Assim,continuamos amigos sem ser chatos.”
Encerro com a letra da música de  meu amigo  ( obrigada por me ceder e permitir a publicação) para servir de exemplo e motivação. Este é um amigo que usou de todos os meios para salvar outro amigo:
CIGARRO
           L V Dantas

Meu amigo, meu camarada
Este cigarro ainda te mata
Meu amigo, meu companheiro
Tua saúde primeiro
Se não podes mais beber cerveja
Beba água gelada
Tua saúde em primeiro lugar 
Senão isto tudo te mata

És um bom parceiro 
E foste o primeiro a chegar por aqui
Mas não tenhas pressa de logo partir
A galera do samba 
Vai sentir a tua falta
Larga o cigarro e o copo porque
Senão isto tudo te mata.



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.