terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cinco sentidos na educação


Nesta época em que a tecnologia impera, alguns fatores simples precisam ser valorizados. Eu estava em Serra Negra e ao sentir um aroma disse: "Nossa! Agora pensei em Nova York!” Nesse momento,meu irmão explicou rindo: "É que estou com o perfume que você  trouxe de lá.”. Compreendi, nesse momento, que a memória olfativa reacendeu as lembranças dos momentos que passei lá.
Por isso, ao dar algumas dicas sobre como dar aula para uma amiga que estava iniciando na área, recomendei:
- O aluno precisa ser conquistado para se entregar à busca do conhecimento porque este caminho  nem sempre é fácil,ao contrário, muitas vezes é árido. O professor no papel de facilitador, precisa   encantar o aluno primeiro. Para tanto, utilize  todos os sentidos: uma boa música, um texto ou recursos audiovisuais, realia ( coisas para manusear), brindes comestíveis e um bom perfume. Pode parecer inexpressível, mas o conjunto desses itens atingirão o cérebro e trarão sempre boas lembranças, pois como dizia Paulo Freire:" Ensinar não  é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria  produção ou construção." Também citando Rubem Alves "A missão do professor é ensinar a pensar, é instigar a curiosidade, pois conteúdo o aluno encontra nos livros e  na internet."
Nesta linha, cito um exemplo que aconteceu em casa. Meu filho me pediu que comprasse  Os sofrimentos do jovem Werther. Achei estranho e quis saber o motivo.Então, ele me explicou que o professor, em classe, mencionou o livro resumindo a história e disse ser  muito difícil para que eles lessem. Bingo!!! Neste momento, o professor causou o espanto a que se refere Rubem Alves, ele provocou e instigou os alunos. Se ele tivesse mandado ler o livro, ele provavelmente não o leria. Conhecer os alunos é essencial para conseguir bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.