terça-feira, 28 de agosto de 2012

LH CH RR SS X? Alfabetização? Pressão?


LER – parece tão fácil para quem já sabe, porém, é um processo cognitivo que exige habilidades múltiplas porque o aluno precisa conhecer os símbolos, entender a maneira como se relacionam  de modo a gerar a comunicação e interpretá-los. Paralelamente, o aluno aprende a representá-los escrevendo, portanto, o esforço cognitivo atinge uma  complexidade que pode levar mais tempo para algumas crianças.
A pressão dos pais e, muitas vezes, da escola, exercida  sobre a criança gera ansiedade e , consequentemente, um sofrimento  que torna-se visível claramente pelo hábito recém adquirido de roer unhas ou lápis adquirido neste período.
Algumas vezes, em prol de ensinar a ler e escrever, abandonam-se outras formas de linguagem como desenhar, pintar, cantar e dançar.Estas outras formas de expressão são relegadas para segundo plano ou abandonadas favorecendo o tempo destinado à alfabetização. Entretanto, esta atitude, aliada à pressão exercida pelos pais para que a criança leia, acaba dificultando e emperrando todo o processo.
Esta semana, minha filha conquistou o terceiro lugar no Concurso de Contos Stella Carr e foi impossível não lembrar das dificuldades que ela teve para aprender a ler e e escrever. Ler foi um processo demorado – para mim, mãe – acompanhado de muita ansiedade. E, mesmo depois de ter se apropriado do conhecimento básico, enfrentamos juntas  as barreiras impostas pela nossa complicada ortografia e acentuação. Como num filme, vi passar um desfile de dígrafos, ditongos, Z,  SS, Ç, til, acento grave, agudo e circunflexo  pela minha mente.
Meu objetivo hoje é tranqüilizar os pais e pedir que não exerçam cobranças em relação à leitura ou escrita nem tampouco comparem com os  amigos. Sejam companheiros e comemorem as vitórias pois TUDO PASSA e com a certeza da superação, aprenderão a ler cada um no seu tempo, como as sementes que germinam lentamente em seu próprio ritmo ou o milho da pipoca que,embora colocado ao mesmo tempo e no mesmo pacote no microondas, estoura transformando-se em pipoca em momentos diferentes. Aproveitando esta comparação, afirmo que não sobrarão milhos sem estourar, pois todos que têm oportunidade, aprendem a ler. Vc conhece alguém que foi à escola e nunca aprendeu a ler?


Um comentário:

  1. Anna...sempre acreditei ser fundamental respeitar cada fase da vidinha de uma criança,desde seu nascimento até tão esperada fase da descoberta da leitura.
    Parabéns pela Mariana...uma belíssima conquista.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.