quinta-feira, 7 de março de 2013

Cinquenta tons de cinza e a deusa interior


Todo leitor ao iniciar a leitura de Os cinqüentas tons de cinza, de  E L James,  surpreende-se com as menções que a personagem Anastácia faz a sua deusa interior. À princípio, o leitor fica confuso mas com o tempo começa a entender, curtir e se divertir com as colocações e posturas da deusa interior.

“Minha deusa interior está de joelhos, suplicando com as mãos unidas.”(p.38, in Cinqüenta tons mais escuros)

“Minha deusa interior ergue o olhar e fica atenta.” (p.65, in Cinqüenta tons mais escuros)

“Ah, sim. Minha deusa interior dá uma pirueta tripla em seus patins.” (p 138 in Cinqüenta tons mais escuros)

Pode  ser chamada  de alma, espírito, eu profundo, inconsciente, mas na verdade representa a  essência, o que realmente vai no  íntimo. Ser conhecedor das profundezas  e dos meandros de nossas almas ou do nosso interior ajuda a tomar decisões e a encarar a razão mesmo quando esta vai  contra o que pede, exige e conclama nossa deusa interior. Apesar de parecer fácil, não é missão simples, pois nossas reais emoções estão muitas vezes misturadas ou tão escondidas que parecem estar num baile de máscaras:

“Meu inconsciente estreita os olhos.(p.139)

“Meu inconsciente me  olha com aprovação, sorrindo em vez de contrair a boca como de costume.” (p.185)

Para alcançar este nível de autoconhecimento, é necessário determinação, coragem e auto- análise. Praticar aquela ideia de orar sem cessar que aconselha a Bíblia, ou seja, parar para refletir constantemente. Na atribulação do dia-a-dia, faz-se necessário reservar algumas horas para meditar sobre o que realmente vai em nossas almas.Com certeza, encontraremos nossa deusa sorrindo com nossas atitudes, sisuda nos censurando, encolhida atrás do sofá,dando saltos triplos de alegria ou nos aconselhando e dizendo certas verdades que insistimos em não ver/ouvir:


“Sim, você é uma sortuda filha da mãe, meu inconsciente exclama. Mas você ainda tem um longo caminho pela frente. Ele não vai querer essa porcaria de baunilha para sempre...você vai ter que ceder. Mentalmente, fito seu rosto insolente e crítico, e descanso a cabeça no peito de Christian. Lá no fundo sei que meu inconsciente tem razão, no entanto, afasto o pensamento. Não quero estragar meu dia. “ ( p.199)

O autoconhecimento ajuda a  compreender o porquê implicamos com determinadas pessoas ou atitudes. Às vezes, camuflamos como sensatez, mas escondemos o real sentimento de inveja, ciúmes, raiva.
Psicólogos insistem em afirmar que tudo aquilo que criticamos nos outros é exatamente aquela atitude que censuramos em nós mesmos e,inconscientemente, sabemos que somos ou agimos  igualmente. Por não gostar disso em nós, criticamos quando vemos nos outros. Por exemplo, quando estamos sempre criticando a mania de controle excessiva de alguém, estamos, na verdade, criticando essa característica em nós mesmos, caso contrário, ela não nos incomodaria tanto.
Por outro lado, diz a Psicologia, que tudo que invejamos nos outros, constitui-se exatamente em invejar aquilo que o outro já despertou dentro de si e nós ainda não, embora saibamos ter essa qualidade ou atributo latente.
Em sua coluna no jornal, Luiz Alca de Sant`Anna disse certa vez: " Eis porque as pessoas que se questionam, que buscam o auto-conhecimento, que não têm tanto medo de se analisar, ganham uma preciosa liberdade. Pena que tão poucas entendam isso e fujam dos questionamentos como o diabo da cruz, entregando-se, ao consumo e à superficialidade como válvula de escape."
Por isso, converse com sua deusa interior francamente:

“Minha deusa interior concorda freneticamente com  a cabeça e me cutuca com força.”(p.211)

Só assim chegarás ao nível da nossa protagonista!

7 comentários:

  1. A minha Deusa interior, que sempre chamei de sexto sentido, estava lendo seu blog, sentada em um divã meditando e achando que vc merece um prêmio. Quem sabe no próximo prêmio Pulitzer? Debora Matias

    ResponderExcluir
  2. Minha Deusa diz que vc escreve muito bem!!!gostei!!!bjks
    Kátia Bartholo Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Também acho que a Anna Silva merece um prêmio... Quando conseguimos mexer com a emoção do outro é pq escrevemos com o coração e Anna faz isso com perfeição. bjks
    Miriam Bernardes

    ResponderExcluir
  4. ANNA VC REALMENTE ESCREVE COM O CORAÇÃO !!!!! PARABÉNS PELA SENCIBILIDADE.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!!Você tem razão, escrevo o que meu coração dita!

    ResponderExcluir
  6. Sabe as vezes vemos pessoas,que vivem rindo e tentando arduamente mostrar pra que está a seu redor,que é a personificação da alegria,até mesmo pra se convencer do mesmo,Mas convivem com uma tremenda solidão,pois ainda não se conhecem,e lutam por um relacionamento,passando por cima de tudo e todos,mais estão sempre sozinhos,é claro que este sentimento de inveja,e tudo que se refere no seu texto é muito claro,olhemos ao nosso redor...não pra criticar,e sim enxergar o que temos dentro de nós mesmos,E melhorar sempre,DEIXAR ESSA DEUSA INTERIOR NOS GUIAR PRO BEM !!! Feliz Pascoa Poeta !!!!È uma delicia ler os teus textos,obrigado por este prazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço suas palavras. Meu objetivo é esse mesmo conscientizar os outros e a mim mesmo sobre a importância de olhar para tudo que nos cerca com outro olhar, não crítico mas observador. assim, aprendemos. Esta é a voz que vem do coração!

      Excluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.