sábado, 20 de abril de 2013

A Bela, a Fera e a inteligência emocional


Mais uma vez, volto aos contos de fadas. Desta vez,  proponho um olhar sobre a Bela e a Fera. Neste conto,  Fera,  possuidora de um gênio forte, egoísta e individualista, mantém-se afastada de todos, isolada em seu castelo. Nem ousa pensar em mudança, pois se mantém  na zona de conforto do que é conhecido e parece ser fatal. Aceita seu destino e simplesmente aguarda..
Porém, a vida não é estática, o mundo gira e, assim, surgem os empecilhos ou problemas em nossa vida. Na verdade, esses incidentes que ocorrem, estão apenas “causando” ou provocando o movimento, melhor dizendo, estão tirando-nos ou resgatando-nos da inércia. A questão é que fomos ensinadas a nunca olhar as alterações com bons olhos e Fera não é diferente, reage brutalmente, tentando manter-se segura dentro do conhecido.
A chegada de Bela traz mudanças sérias e assustadoras, todavia, mudança não é sinônimo de algo ruim e por mais que tentemos combatê-las, elas se instauram de maneira inexorável.
A melhor atitude diante do novo será analisar, observar, aceitar e aprender a conviver com o novo. O novo traz a aprendizagem, ou seja, uma nova luz sobre o quadro que já está instaurado. Observe como Fera, foi mudando: aprender a comer, a vestir, a dançar, a falar....Fera não só aceitou, mas topou a mudança!!
Então, como primeira lição ouso dizer: Aceite as mudanças. Dê uma chance a quem está chegando ou ao que está chegando. Há probabilidades de que seja algo muito melhor!
Voltando à Fera, ela estava completamente sequestrada pelas emoções: raiva, nervosismo, ansiedade, depressão, desânimo. Num determinado momento, Bela disse: -Você precisa aprender a dominar seu gênio!” Cada um de nós, precisa aprender a não ser refém das emoções. Elas nos servem e não ao contrário. Por isso, respire, pare e analise.
Ao ler os contos de fadas ou contá-los para as crianças, tudo isso deve e pode ser trabalhado. Inteligência emocional se ensina!!!


Um comentário:

  1. Perfeito, estou passando por uma mudança muito boa na minha vida que mesmo assim me angustia imensamente, meu casamento! Foi muito bom ler isso! Amei! Andressa Leite

    ResponderExcluir

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.