terça-feira, 25 de junho de 2013

Eureka!

Como afirmava Paulo Freire:” ensinar não é transferir conhecimento mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (1996). Para  atingir tal objetivo, é necessário planejar as aulas de modo a propiciar a alegria da descoberta, despertar a mesma sensação que  levou Archimedes  a gritar EUREKA! Esta sensação de euforia permite a apropriação do conhecimento de forma indelével e não a simples memorização antes de ser avaliado.
Philippe Perrenoud  corrobora esta visão e atribui ao professor a responsabilidade pela situação da educação. Como, segundo o autor citado, não contribuir para a melhoria é contribuir para o fracasso, é interessante perguntar-se ao planejar uma aula:
  • Atingirei os objetivos?
  • O aluno será levado a fazer a descoberta deduzindo ou concluindo após enfrentar uma situação-problema?
  • Há momento para discussão?
  • Gerei um instante lúdico com aprendizado?
  • Como e quando retomarei o assunto?


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