terça-feira, 8 de abril de 2014

Futuros profissionais

O que se espera de um profissional? Algumas características são consideradas imprescindíveis hoje em dia, tais como: trabalhar em equipe, ser pro-ativo e falar em público. Por isso, como formadoras do futuro profissional, as escolas não podem se furtar a desenvolver estas habilidades.
Formar cidadãos capazes de trabalhar em equipe envolve tempo e constante observação. Os alunos precisam ser ensinados a dividir tarefas, estabelecer prazos e respeitar a opinião dos outros sem concentrar demais o poder de decisão.
A iniciativa dever ser motivada e valorizada a cada ideia, sugestão ou tarefa recomendada.
Finalmente, além de técnicas sobre como falar em público, projetos que favoreçam essa experiência motivam e despertam o entusiamo em sala de aula.
Parece difícil? Basta um pouco de imaginação!

Certa vez, minha filha, ainda no fundamental I, teve que, em duplas, organizar e apresentar um programa de TV de culinária. Foi muito interessante porque elas selecionaram a receita, aprenderam a fazer, organizaram como seria apresentado e ainda montaram o cenário. Jamais esquecerei como elas assistiram programas de TV para aprender a fazer, os livros de receita lidos e a alegria durante o ensaio. Tudo foi gravado e apresentado para os pais em uma reunião. Na verdade, neste projeto elas aprenderam a trabalhar em duplas, escrever uma receita, fazê-la, apresentá-la e ainda tiveram que lidar com a ansiedade e nervosismo de apresentar não só para os amigos da classe ,mas também saber que tudo estava sendo gravado. São treinos para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.