sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como dar um up no seu cérebro?

Você quer mesmo evitar rotina e dar um up no seu cérebro? Receba intercambistas em casa.
Como dizem minhas amigas, minha casa é uma subsede da ONU. Mas, não pense que é sério e formal como o nome que a intitula. Na verdade, é despojada e divertida. Um dia nunca é igual ao outro..Às vezes, chegam cinco para o jantar, dormem oito em casa, mas apenas dois ou talvez até dez para o almoço….nunca se  sabe…tudo depende da programação.
O mais engraçado é meu cérebro fazendo ginástica entre as várias línguas. Preciso falar português para que eles aprendam, porém frequentemente preciso traduzir em inglês. Por vezes, me pegam distraída e a mensagem sai em outra língua ou em mais de uma ao mesmo tempo.
Esta semana enquanto  eu dirigia um jovem perguntou ao outro qual a diferença de fuso entre o país dele e o Brasil. Ele respondeu 3 horas e eu acrescentei: -“ Agora, because estamos em horário de verão. ” Ao me ouvir desatei a rir de minha frase bilíngue.
Num outro dia, recebo mensagem de meu filho dizendo que está em casa. Como eu estava na porta de casa, respondi escrevendo: -“Ish bin zuhause aussi.” Mais uma vez misturei alemão e francês.
Para completar, meu filho alemão me pergunta esta manhã – Mãe , você pode comprar isto para mim? E  já vai mostrando e perguntando  como se diz em português. Eu, por minha vez, que estava organizando algumas contas, olho para ele e não sei responder…só me ocorre a palavra em inglês…Então, ele sorri e pergunta para a irmã. Minha filha prontamente, sem pestanejar, responde “-Lâmina.” O pior é que ao elogiá-la e dizer como ela é inteligente, ela me responde; – Mãe, conheço minha própria língua.” Tomba-lhe como dizíamos quando criança.


Das duas uma, ou eu comprovo a teoria que falar mais de um idioma retarda o envelhecimento do cérebro ou o oposto….O futuro dirá..fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.