quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Por amar demais

Frente a um ano do outro lado do mundo num programa de intercâmbio, eu me preocupava com a bronquite e com as enxaquecas de meu filho. Em nenhum momento, temi a barreira da língua e da cultura. Sabia que com aquele jeito quieto e observador, ele venceria as barreiras. Afinal, eu sempre disse que podemos ter tudo o que realmente quisermos. E lá se foi, aquele moleque..quase para outro planeta...nem me surpreendi.. desde pequeno disse que queria voar.....eu sabia que seria assim...
Não basta querer, a gente tem que desejar, sonhar, e buscar os meios de conseguir..E, assim, meu “ bebê “, correu atrás de documentos, exames, estudos, conhecimento e aprendizado de língua e cultura...é bem difícil, mas cá entre nós, se fosse fácil, ele não ia querer.
Nós pais, se pudéssemos, colocaríamos nossos filhos numa redoma para que não sofressem. Entretanto,  se assim o fizéssemos não os estaríamos protegendo, mas impedindo que vivessem. Como disse Alca de Sant´Anna em uma das suas crônicas “ Só não se frustra quem não tem projetos existenciais e consequentemente permanece estagnado. É melhor uma lista de frustrações, por mais duras que sejam, do que uma página em branco, sem aspirações, atitudes, enfrentamentos.
Ao chegar em seu quarto, no seu novo mundo, na sua nova vida, me passou um what´s app com uma foto. Ele viu a mensagem que dizia “Se você está  feliz, eu também estou” e lembrou de mim! É isso aí, se você está feliz eu também estou. Amar é deixar que o ser amado parta para explorar “mares  nunca dantes navegados”, como poetizou Luis de Camões, mesmo que isso doa muito. Resta-me cantar como no Trovadorismo, as cantigas de amigo para aplacar a saudade. A história se repete como  na dos  meus antepassados,  e o sentimento misturado de amor, saudade e orgulho vão  fluindo em grande sinergia. Às vezes, parece fácil, outras vezes nem tanto. Mas, como dizia minha mãe ”a tudo se acostuma nessa vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.