segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O brinquedo esquecido

Que delícia estar em férias! Tenho certeza que os brinquedos ficavam bem cansados na minha infância. Era um leva e traz, pega e solta o dia todo.  Pequenas xícaras ou xicrinhas, teapots, panelinhas, feijões crus e macarrão espalhavam-se pelo quintal correndo o sério risco de serem atropelados por uma bicicleta ou por uma criança correndo.  Vida bem dura! Quando o cair da noite se aproximava, e, no verão, isso acontecia bem mais tarde, começava a gritaria. Mães e avós ordenando que guardassem os brinquedos e crianças literalmente enrolando, porque sempre havia a necessidade de mais um pouquinho.  Com frequência anoitecia e ainda estavam catando brinquedos. Nesse ritual, algum brinquedo invariavelmente ficava esquecido no quintal em algum cantinho escuro. Provavelmente, fora chutado inadvertidamente por algum dos amiguinhos que correram pelo quintal.
Pobre brinquedo! Condenado a ficar a noite toda enfrentando a solidão e o sereno da noite. Na verdade, acho que o brinquedo até gostava. Podia gozar de momentos de solidão e filosofar por algumas horas. Ao amanhecer, as crianças voltavam, e todos os brinquedos voltavam a ser espalhados pelo quintal.  Recolhê-los era o problema, espalhá-los era parte da diversão.
Caminhando lentamente pelas ruas da cidade a caminho da praia, surpreende-me a total ausência de crianças nos quintais das casas. Passo uma após a outra, dia após dia em diferentes horários e não vejo crianças brincando, correndo, gritando. Não vejo nenhum brinquedo esquecido desde o dia anterior em algum ponto dos quintais e jardins. Os dias ensolarados colaborando para atividades ao ar livre e me questiono: Onde estão as crianças em férias?

Que pena! Nada contra shopping centers, parques, cinema, online games ou tabletes, mas procuro em cada casa, em cada quintal, um brinquedo esquecido pelas crianças que ali estiveram, evidências de momentos de diversão e alegria. Eu tinha dor nas pernas de tanto correr o dia todo, hoje as crianças sofrem de dor mas costas ou de tendinite pelo uso constante de equipamentos eletrônicos. Cada um com suas dores e suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.