terça-feira, 24 de outubro de 2017

Anti-culturas da sociedade

Uma palestra, a meu ver, brilhante do Ministro Herman Benjamin que nos traz as palavras de Tobias Barreto, filósofo brasileiro, descrevendo tão claramente os sentimentos dos brasileiros nesta época:
"A sociedade, em que vivo, não tem decerto força bastante para levar-me consigo, como um madeiro arrastado pelas águas selvagens dos nossos rios; mas eu também, por minha vez, não sou bastante forte para desviá-la do seu caminho, para fazê-la à minha imagem e semelhança; daí uma perpétua inconciliabilidade entre nós, que me faria misantropo e infeliz se a natureza não me tivesse investido de uma índole expansiva e mil vezes mais disposta ao prazer, do que à tristeza". Tobias Barreto
O Ministro cita Tobias Barreto para explanar sobre anti-culturas  de nossa sociedade e  as elenca como segue:
- ostentação: cria dúvidas sobre a origem e a legitimidade dessas práticas;
-indisciplina: a indisciplina  gera a falta de foco;
-desperdício: não só de alimentos, mas também de recursos naturais como luz e água.
-falta de atenção com os vulneráveis:  ferindo princípio constitucional;
-banalidade do ataque aos cofres públicos; banalização da corrupção;
-profundo pessimismo que leva à alienação e à omissão.
Todos estes pontos de anti-cultura não foram mencionados para nos fazer esmorecer. Ao contrário,  a saída é a Educação.  A combatividade deve vir pela educação. O brasileiro, ainda segundo o ministro, tem como missão olhar para a frente sem se omitir, pois quando queremos somos um país civilizado que respeita fila para idosos, estacionamento especial para pessoas com dificuldades de locomoção e outras pequenas atitudes que podem ajudar os brasileiros a vencer as dificuldades.
Finalizando, ele conclama os alunos a observar que somos melhores hoje e podemos criar uma nova sociedade.
*Palestra proferida na UNISANTA em 31 de julho de 2017. Ministro do TSE e STJ

Patrocinadores do Blog:


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.