quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Diário ou agenda?

Escrever é um dom?  É treino ?  Pode ser  aprendido? 
Acredito que seja um pouco de tudo. Para alguns parece fluir como um dom, por outro lado treinando podemos aprimorar a técnica.  Desde a adolescência que mantenho diários, escrevo sonhos que tenho, planos, rezas, promessas, desabafos, sentimentos, conto minhas histórias para mim mesma de forma a preservar sentimentos e sensações ou digerir melhor alguma situação difícil.
Às vezes, penso no que fazer com eles: devo destruí-los? Não tenho coragem. Releio? Raramente. Talvez, durante a arrumação dos armários, eu me detenha em algumas páginas, mas nada muito longo. O lugar deles é lá, no passado mesmo.
Ao passear por uma livraria, fiquei muito feliz porque vi que alguém me compreende. Encontrei alguém que não só  mantém diários/ agendas como ensina a fazer. Encontrei o livro Diário em tópicos de Rachel Wilkerson Miller.
O livro é muito interessante, pois sugere que se escreva lista de filmes assistidos no ano, livros, séries de TV, músicas, lugares frequentados, trechos de textos que marcaram e que se anote a vida financeira também. Gostei da categorização e organização. Meus diários/ agendas seguem um sistema que desenvolvi usando clips coloridos. Vermelho para urgências, verde para financeiro, vermelho ou rosa para coisas que gosto, dourado ou amarelo para palestras e cursos. Ao final do ano, meu diário/ agenda é quase uma enciclopédia Barsa de tão grosso!!  Oh, meu Deus, revelei minha idade...quem sabe o que é Barsa hoje em dia??...rs
Na era da Tecnologia, talvez as pessoas se perguntem porque não uso a agenda digital. Eu uso, meu celular detém as informações de compromissos agendados e, em alguns momentos, até tomo algumas notas. Mas, é na querida agenda/ diário que me esparramo de coração.
Experimente! Um diário é uma companhia e uma fonte de auto-conhecimento, além de ser um grande instrumento de organização.
Depois, me conte.


Um oferecimento,






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.